Busca

Blog do Luís Perez no twitter Site Carpress no twitter
  • RSS
  • Indique este blog
  • Leia no celular

Patrocinadora da Seleção, VW anuncia parceria com Neymar

Nesta sexta, dia 30, a Volkswagen anuncia uma parceria com o craque Neymar, do Santos. Será às 14h, na Vila Belmiro, com a presença de Thomas Schmall, presidente da montadora no Brasil. Ao que tudo indica, um contrato nada modesto de patrocínio.

Vale lembrar dois pontos: 1) O jogador adora carrões e seu primeiro carro foi um utilitário esportivo sueco Volvo XC60; 2) Desde novembro de 2009 e até a Copa de 2014, a Volkswagen é patrocinadora oficial da Seleção.

O acordo dá direito à empresa usar a marca da CBF em sua comunicação, além de desenvolver outras atividades promocionais. O ônibus que transportará a Seleção Brasileira nos jogos e treinos também é Volkswagen.

Em tempo: Neymar, 20, aprendeu a dirigir em um Volkswagen Fox.

Por: Luís Perez às 19h33

Acordei com a cama "sambando"

Eram 4h28. De repente, sou acordado por um sacolejo. A cama estava "sambando". Sensação estranha para os brasileiros pouco acostumados com terremotos. Tento conectar meu iPad, mas a internet exige senha. Preguiça. Mas os tremores duraram apenas alguns segundos e cessaram. Meio sonado, resolvo virar e voltar a dormir. Não sem antes me certificar de que tudo parou de tremer.

Estava hospedado no quinto andar do hotel Sheraton Santiago, onde até ontem participamos da convenção de lançamento do Fiat Grand Siena. Imagino que quem estava na torre anexa, bem mais alta, tenha se assustado um bocado.

De manhã fico sabendo que o terremoto teve magnitude de 5,3 graus na escala Richter, com epicentro a 43
quilômetros de Casablanca (região central de Valparaíso), justamente onde ocorreu o test-drive do sedã. No entanto, as primeiras informações eram de que não havia vítimas. Alguns chegaram a se vestir e descer. Outros ligaram para a recepção do hotel para saber se era preciso descer.

Ainda no final da manhã, alguns ainda achavam ter sonhado. Outros relataram que objetos sobre a mesa do quarto caíram. Ligeiramente assustador.

Por: Luís Perez às 12h00

Veículos de comunicação ambulantes

Os temas referentes a internet e redes sociais são inescapáveis, pois o tema dá margem a enfoques dos mais diversos. Um deles me ocorreu nestes dias, durante um dos muitos lançamentos de carro: é que o pessoal e o profissional cada vez se misturam mais em tempos de conectividade total.

Foi-se a época em que era desaconselhável ou até proibido em algumas empresas imprimir no cartão de visita (sim, esse recurso ainda é usado...) o número do celular. Hoje os cartões estampam também e-mail (há quem separe o pessoal do de trabalho), Twitter e Facebook, além, é claro, do celular (e não raros são os casos em que a gente ouve “Anote aí meu celular comercial”...). Algumas pessoas, dada a quantidade de seguidores e/ou amigos virtuais, já viraram praticamente veículos de comunicação ambulantes.

Velha prática no jornalismo – em particular no automotivo –, o embargo (combinação entre empresa e veículos para publicação de material em uma determinada data) é uma realidade que somente agora começa a ser regulamentada no tocante às mídias sociais. Pergunta: um jornalista de revista (que por prazos industriais tem acesso antes a determinado carro que está sendo lançado) ou, no caso em que são formados grupos, o profissional de imprensa que vai em um dos primeiros, pode tuitar que está “em tal lugar, no lançamento do carro X” ou mesmo postar a foto de um modelo que só daqui a um tempo será mostrado a demais veículos?

Pois outro dia isso aconteceu: um jornalista posou para uma foto ao lado de um carro que só seria mostrado a outros veículos dias depois – e a postou em seu Facebook. Na imagem aparecia apenas um pedaço do veículo. Na prática, essa publicação era um teaser involuntário. Rapidamente a assessoria entrou em contato com o jornalista e pediu que ele a tirasse do ar, pois feria o acordo de embargo. Pois é. Nessas horas não adianta alegar que se trata de um “perfil pessoal”, pois um jornalista a trabalho no lançamento de um modelo não é apenas pessoa física.

Isso faz com quem algumas assessorias de fabricantes já estejam deixando claro que o embargo vale também para redes sociais. Em alguns casos, até o convite é embargado – ou seja, é solicitado que não se publique que determinado automóvel será lançado em certa data. Pois é. Muito ainda deve ser conversado a esse respeito.

Publicado originariamente no informativo Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva

Por: Luís Perez às 09h22

Corolla XRS: aparências, nada mais...

Enquanto editava a reportagem de lançamento do Toyota Corolla XRS, não me saía da cabeça uma doída canção de Marcio Greiky, conhecido compositor de odes populares.

No início dos anos 80, o rei Roberto Carlos quase gravou “Aparências”. Acabou ficando fora do disco que tem “Guerra dos Meninos” e Greiky mesmo a interpretou.

Encontrei a canção agora há pouco no YouTube. Como hoje é sexta-feira, som na caixa! 
www.youtube.com/watch?v=wSj1ld2ln-I.

Ah, mas eu falava do Corolla. Sim, a Toyota encheu o carro de penduricalhos, mas não mexeu no motor. Não está errada, não.

A Honda descontinuou o Civic Si porque ficaria caro demais. Em vez de 140 cv, o motor tinha 192 cv.

Mas o consumidor ainda compra carro menos pelo motor e mais pela aparência.

Aparências, nada mais...


Toyota Corolla XRS: motor não mudou

Por: Luís Perez às 14h24

Sobre o autor

Luís Perez é jornalista formado pela PUC-SP. Estudou também história na USP e marketing na ESPM. Trabalhou por 13 anos no jornal Folha de S.Paulo, onde exerceu diversas funções, nos últimos tempos a de editor de Veículos. Colabora com diversos veículos de imprensa, como revistas Quatro Rodas, Car and Driver e Jornauto, além do jornal Agora SP. É colunista do Jornalistas&Cia Imprensa Automotiva, dirigido a 1.200 profissionais do setor. Lançou e editou o jornal Prime Autos, primeiro veículo gratuito especializado em automóveis, e foi editor-executivo da revista Avião Revue, da Motorpress Brasil Editora. Criou, dirige e edita o site Carpress desde 2006 e o site Mazarine desde 2013.

Sobre o blog

Este blog se propõe a trazer ao leitor informações rápidas e, sempre que possível, exclusivas a respeito do mundo motorizado. Vale lembrar que, mais do que produto e economia, o tema automóveis mexe com questões de fundo social, cultural, emocional e interfere de forma decisiva em nosso cotidiano.

Histórico

© 1996-2010 UOL - O melhor conteúdo. Todos os direitos reservados.
Hospedagem: UOL Host